Filhote de veado-catingueiro mantido em cativeiro é resgatado em Lavras da Mangabeira

Por Saulo Mota 02/09/2025 - 09:02 hs
Foto: Reprodução
Filhote de veado-catingueiro mantido em cativeiro é resgatado em Lavras da Mangabeira
O animal era mantido de forma irregular em cativeiro

Um filhote de veado-catingueiro foi resgatado na manhã desta segunda-feira (1º) em uma propriedade no Sítio Várzea Grande, zona rural de Lavras da Mangabeira. O animal era mantido de forma irregular em cativeiro por um agricultor de 66 anos, que não possuía autorização legal. A ocorrência foi registrada após denúncia anônima.

Durante a fiscalização, o filhote foi encontrado em um dos cômodos da residência. O responsável foi conduzido à Delegacia Municipal de Lavras da Mangabeira, onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, que prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem mantém animais silvestres sem permissão.

O animal da espécie Mazama gouazoubira foi encaminhado à ONG BiodiverSe, onde passará por triagem, avaliação veterinária e processo de readaptação até que possa retornar ao habitat natural.

O veado-catingueiro é uma espécie ameaçada de extinção, principalmente em razão da caça ilegal e da perda de habitat causada pelo desmatamento.